Boletim da Zona Sul
São Lourenço do Sul: Secretária Arita Bergmann anuncia investimentos para saúde mental
Um dos serviços contemplados será o prestado pela Unidade de Acolhimento para adultos especializada no atendimento de gestantes usuárias de drogas, no município
Confira também:
Rio Grande: Innovatio da Furg está com inscrições abertas
Rio Grande: Município recebe nesta sexta o Encontro Regional dos Funcionários de Escola
A secretária da Saúde, Arita Bergmann, anunciou a habilitação de 38 leitos hospitalares em saúde mental e 14 novos serviços de saúde mental no Estado para que recebam verbas federais por meio do Ministério da Saúde, no valor de R$ 7,4 milhões ao ano. O anúncio ocorreu no 14° Mental Tchê, em São Lourenço do Sul. Entre os serviços que serão implantados, está a Unidade de Acolhimento para adultos especializada no atendimento de gestantes usuárias de drogas, primeira experiência na área, a ser implantada no Centro de Saúde São João da Reserva, em São Lourenço do Sul. Arita lembra que o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, quando esteve no Estado em abril, se comprometeu a habilitar novos serviços de saúde mental a pedido do governo estadual.
Laboratório de planificação
A secretária também anunciou que a região Sul do Estado foi a escolhida pela gestão estadual para ser laboratório da planificação em saúde mental, com objetivo de colocar a rede básica como ordenadora do cuidado. O laboratório será em São Lourenço do Sul. Deve ter também um ambulatório de especialidade em saúde mental. Por critérios técnicos, o município foi escolhido para o desenvolvimento do projeto da planificação através da equipe do Albert Eisntein, de São Paulo.
Mental Tchê
Até esta sexta-feira (17), autoridades e gestores da área de saúde se reúnem em São Lourenço do Sul, na 14ª edição do Mental Tchê. Com o tema "Saúde Mental na Atenção Básica: fortalecendo as redes de saúde por um cuidado e(a)fetivo", o evento traz mesas com profissionais da área de diversas cidades gaúchas e também de São Paulo.
São Lourenço do Sul foi o município pioneiro no Rio Grande do Sul na implantação dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps), com Arita Bergmann à frente da Secretaria Municipal da Saúde, em 1988. Hoje, a cidade conta com três Caps, incluindo um infantil e um especializado no tratamento de usuários de álcool e drogas, e 30 leitos psiquiátricos no Hospital Geral. O evento ainda faz alusão ao Dia Nacional de Luta Antimanicomial, celebrado em 18 de maio.
Veja os serviços que receberão verbas federais:
- Uma Unidade de Acolhimento adulto, em São Lourenço do Sul
- Nove equipes multiprofissionais de atenção especializada em saúde mental, em Porto Alegre
- Um Centro de Atenção Psicossocial (Caps) tipo 1, em Soledade
- Um Caps Álcool e Drogas tipo 3, em Barra do Ribeiro
- Um Serviço Residencial Terapêutico tipo 2, em Cachoeira do Sul
- Uma Unidade de Acolhimento infantil, em Santa Cruz do Sul
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário